Comunhão expande atuação de atividades para Vila Cristã

Vila Cristã é parte de uma fazenda de quase três alqueires de área, e está localizada em Águas Lindas (GO), aproximadamente 50 km de Brasília. Foi doada à Comunhão em maio deste ano com pronta instalação de auditório, alojamentos para retiro, refeitório, cozinha, salas de estudos, sete casas, vestiários, horta, entre outros.

Antes da doação, a instituição desenvolvia atividades de estudo da Doutrina Espírita, evangelização, distribuição de sopa e cestas básicas, espaço de convivência e lazer, aulas de artesanato e creche. A partir de agora, a estrutura organizacional da Vila Cristã será semelhante à implementada pela Comunhão, e para assegurar esse objetivo, alguns trabalhadores da Casa foram convidados a engajar-se às tarefas que serão oferecidas pelas diretorias da nova instituição.

Nesse recanto, serão oferecidas capacitação pessoal e atividades de estudo para o aprimoramento espiritual dos frequentadores. “O projeto prevê sair do planejamento para a prática já nos primeiros meses de 2018”, afirma a presidente da Vila Cristã, Maria Luiza Bezerra.

Voluntários na Vila Cristã

No dia 15/10 a Diretoria de Promoção Social realizou na Vila Cristã um encontro de fraternidade com voluntários dos Grupo de Acompanhamento de Famílias. O evento foi conduzido pela facilitadora Andréa Guimarães Nunes. Visitaram as instalações e tiveram a oportunidade de conhecer a nova proposta de trabalho na caridade.

“Voltamos revitalizados, felizes e gratos pelo domingo que passamos. A Vila é a extensão de nossa Casa Espírita. Ela nos proporcionará trabalho de promoção social mais eficiente devido à dimensão e estrutura física que oferece. E porque é um lugar agradável e que inspira paz, torna-se apropriado a promover encontros de voluntários, seminaristas, promover confraternizações, estudos e outras atividades”, afirma a vice-presidente da Vila Cristã, Maria Tereza Carvalho.

Projetos

A presidência da Villa Cristã será exercida pela atual vice-presidente da Comunhão, Maria Luiza Bezerra, e para assessorá-la como vice-presidente, caberá a Maria Tereza Carvalho, atualmente responsável pela Diretoria de Promoção Social (DPS) da Comunhão, esta atribuição.

Segundo Maria Luiza, o que se pretende é desenvolver na Vila atendimento ao ser integral, consideradas as especificidades da população de Águas Lindas. “É com muita alegria que a Comunhão recebe este presente. Estamos trabalhando com muito planejamento para viabilizar a prática desse importante projeto que a espiritualidade colocou em nossas mãos. Nosso desafio é continuar a desenvolver o trabalho espiritual”, afirma.

A presidente da Vila informa que o atendimento às gestantes fará parte das atividades, e no futuro próximo, haverá também proposta para capacitação nas atividades de confeitaria, padaria e marcenaria, havendo o disponível de recursos financeiros. “Hoje, a Vila Cristã está sendo mantida com a doação de R$4 mil  pela Comunhão, mais o valor arrecadado do seu próprio bazar”, diz Maria Luiza.

O diretor administrativo da Vila, Romulus Lopes afirma que um dos primeiros projetos será desenvolver o Curso de Capacitação em Rotinas Administrativas voltado para o empreendedorismo, já desenvolvido na Comunhão. “Nós ainda não conhecemos o público da região. Precisamos saber primeiramente do que precisam para elaborarmos o planejamento emergencial. A ideia será a de acolher pessoas com mais 35 anos, que possivelmente possam estar desempregados”, revela Romulus.

Conheça os gestores da Vila

O “presente” recebido pela Casa foi doado por José Milton Spoti Varela, incansável trabalhador da Comunhão. Ele criou a Villa Cristã, em terreno próprio, em junho de 2001, com a finalidade principal de realizar estudo, prática e divulgação da Doutrina Espírita nos moldes da codificação de Allan Kardec. Em maio deste ano, ele doou toda a área à Comunhão.

A estrutura da Vila Cristã Comunhão Espírita de Brasília, assim se chamará após trâmite cartorial, ainda se encontra em formação, mas já possui definidos alguns responsáveis por sua direção:

Presidente: Maria Luiza Bezerra
Vice-presidente: Maria Tereza Carvalho
Diretor de Estudos Doutrinários: Andréa Guimarães Nunes
Diretor da Infância e Juventude: Tassiane Nunes Garcia
Diretor Administrativo: Romulus Frederico Lopes

Tesoureiro: Will Wilson Furtado

Conselho Fiscal: Luiz Tito Barbosa, Alípio Gouveia de Souza e Edimar Luiz da Silva
Fonte: Site da Comunhão Espírita de Brasília